Iniciou seu contato com o Yoga e a Meditação em 1987 atraves de um programa de  Yoga, meditação para nadadores federados no CRF no Rio de Janeiro aonde treinava , apos a experiencia iniciou suas praticas com a professora Lea Mello na Academia Brasileira de Yoga que ficava perto de sua casa. Em 1989 Mauricio teve contato com um grupo de terapeutas que trabalhavam com meditações dinâmicas propostas por Osho , frequentou algumas dinâmicas e se impressionou positivamente com a do Riso , porem não com as outras como grito , tristeza e etc. A apartir de 1990 começou a dar aulas de Yoga e meditação para adolescentes em cursos pré vestibulares , movimentos de educação informal e academias. E então começou a pesquisar por conta própria como integrar o riso em uma pratica de Yoga com aplicabilidades para a educação de forma responsável e segura

Continuou praticando desde aquela época e em 1991 conheceu  o professor Andre de Rose que desenvolvia varias pesquisas independentes sobre o Yoga e a Meditação com enfase no trabalho postural dos asanas, concluindo com ele uma formação em Yoga em 1993 . Em 1994 Andre voltar a trabalhar com o pai dele com quem havia rompido em 1989. Andre e Mauricio acabam se afastando por rotinas de aulas e trabalhos e voltam a se falar com regularidade em 2002, quando Andre rompe com o o trabalho do pai ,mais uma vez, para poder expandir suas pesquisas sem nenhum tipo de interferencia. E junto com outros professores e amigos desenvolve o Núcleo de Estudos Yoga Nataraja , convida Mauricio em 2005 a fazer parte e representar o nucleo no Rio de Janeiro .Apartir deste pondo voltam a pesquisar o Yoga do Riso juntos e e com mais frequencia. 

Desde o inicio de sua carreira e ao longo dos anos , Mauricio tem levado a pratica do Yoga a creches, escolas, universidades, orfanatos, indústrias, empresas e Centros de Yoga. Apresentando-o como uma forma de expansão de consciência, auto-conhecimento e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Pelo fato de ser cria e ter contato com a 1º geração de professores de Yoga da década de 60 recebeu a incumbências dos professores Hermógenes e Lea Mello de levar o Yoga para as escolas e a educação. Responsabilidade que leva com muita dedicação no seu dia a dia.

Estudou e trabalhou com Hatha Yoga, Clássica , Yoga Chikitsa da profª Lea Melo , Ashtanga vinyasa Yoga ,Vinyasa Flow, Power Yoga , Iyengar Yoga , Acro Yoga , Yoga para crianças e adolescentes, Yoga do Riso & Laugther Yoga , meditações dinâmicas , meditação Raja Yoga e Mindfulness , alem de estudos sobre Budismo , Sânscrito e Vedanta . E traz em sua bagagem de vida estudos, trabalhos e vivências práticas em artes cênicas, artes gráficas, artes marciais e defesa pessoal , artes circenses , pilates , danças circulares, teatro. Com pós graduações em Psicomotricidade para educação e reabilitação e em Educação Inclusiva.

Pelo fato de dar aulas diárias em escolas tradicionais , a décadas, na sua cidade de origem. Foi o pioneiro de sua geração a pesquisar e criar as pontes entre a tradição do Yoga e o campo da educação. Criando o Centro de Estudos Yoga Educação atual Portal Yoga Educação. E atualmente tem se dedicado a orientação e o desenvolvimento de programas do Yoga Educativa e do Mindfulness Educacional para crianças , adolescentes e adultos na escola e para a área da saúde. Atualmente implantados em varias escolas pelo Brasil, da educação infantil ao ensino médio.

Reside na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Mauricio é casado , pai de familia que cuida ativamente de 04 filhos e trabalha até hoje, como professor de Yoga e Mindfulness em escolas. Dando aula para sua 2º geração de alunos e se preparando para ir para sua 3º geração de alunos em poucos anos. O que lhe confere uma experiencia pratica ampla , que é passada no seu dia a dia e em seus cursos e palestras.

Ministra cursos de formação em suas metodologias , Yoga Educativa e Mindfulness Educacional, no Brasil e no exterior. Coordena Cursos de Extensão universitária em Yoga para educação e saúde no Rio de Janeiro e em São Paulo . Da palestras sobre Yoga e Psicomotricidade no campo educacional , institucional , empresarial e da saúde. Coordena programas para educadores ensinando-os como utilizar o Yoga como ferramenta em sala de aula e para saúde preventiva escolar. Possui um programa de consultoria para implantação de programas de Yoga e Mindfulness para escolas. É Professor convidado na Disciplina Fundamentos do Yoga na EEDF / UFRJ , desde o inicio da disciplina na Ed. Fisica em 2010. É Coordenador geral do Curso de extensão Universitária da Faculdade Fernão Dias que adapta e desenvolve protocolos de Yoga e de Mindfulness para os campos da Saúde e da Educação com enfases em como o Yoga e a meditação podem complementar tratamentos em casos de fisiopatologias e psicopatologias criando pontes para esta adequação como PICS praticas integrativas e complementares em saude , implantadas no Brasil pelo SUS.

Entrevista para o Jornal Nacional sobre Yoga para o Enem

Conheça a trajetória de Mauricio com o Yoga do Riso

Sobre a trajetória de Mauricio Salem com a técnica do Yoga do Riso.

A metodologia de Hatha Yoga Contemporânea chamada de Yoga Educativa é fruto do trabalho e pesquisas de Mauricio no campo do Yoga , psicomotricidade e da educação. Eles foram construídos e difundidos por todo Brasil ao longo dos últimos 30 anos. Mauricio é pioneiro de sua geração e levou a prática do Yoga para a escola em turmas de várias idades. Sempre apresentando e pesquisando bases científicas e pedagógicas atualizadas para o ensino do Yoga, sem perder suas ligações com a tradição.

Paralelamente durante suas pesquisas nas ultimas décadas praticou e estudou as meditações dinâmicas propostas por Osho entre 1989 e 1990  aonde observou sua aplicabilidade no campo da educação através das catarses pelo riso e a gargalhada incorporando-a dentro das técnicas utilizadas em suas aulas apartir de 1993/1994. Desenvolveu uma metodologia para poder aplica-la dentro dos princípios do Hatha Yoga de forma segura e clara. Trocava ideias sobre as técnicas do Yoga do Riso com o professor André de Rose que também pesquisa o tema e que acompanhava do trabalho de Madam e trocava contatos telefônicos . André é um professor e pesquisador deste tema desde a década de 90 que desenvolve uma metodologia própria sobre o assunto que aplica em suas palestras em empresas. André e Mauricio sempre trocaram ideias sobre modelos de aula possíveis com esta ideia desde aquela época. Utilizando o Riso e a gargalhada como ferramentas para o autoconhecimento em centros de Yoga , hospitais , academias ,escolas, centros de teatro e dança , industrias , eventos e palestras. 

 

Ambos herdaram o nome Yoga do Riso do professor Hermógenes,  que durante a década de 80 chamava suas palestras de Risoterapia ou Yoga do Riso . O Projeto do Yoga do Riso cresceu em paralelo ao portal Yoga Educação e os protocolos operacionais para a Hatha Yoga , desenvolvidos por Mauricio e a Equipe do PYE, que posteriormente foram incorporados ao Yoga do Riso , conduzido pelos professores de Yoga Educativa no Brasil. Entre 2000 e 2009 Mauricio registrou e manteve ativo o site Yoga do Riso , funcionando e colocando artigos e textos sobre o assunto, desativou em 2009 / 2010 e o direcionou o conteudo para o Portal Yoga Educação  , que continuou ativo e aonde até hoje voce encontra material sobre o Yoga do Riso tambem.

 

De 2004 a 2006 Mauricio teve contato com Úrsula e Mary as primeiras professoras certificadas internacionalmente pela técnica de Kataria,em seu formato clássico, atuando no Brasil em Belo Horizonte, na época apenas Yoga da Gargalhada. Ambas trocaram muito com Mauricio e debateram sobre ambas as didáticas, trabalhando juntos nas Feiras de Yoga que haviam como a Viver Zen, a qual Mauricio conduziu as vivencia em Yoga do Riso em todas as edições do evento.

Em 2007 viaja a Índia para um congresso de educação e no tempo livre tenta participar de um dos treinamento de Kataria no Pais , porem as agendas não coincidiram e Mauricio participou apenas de alguns clubes da Gargalhada em Mumbai e Délhi , em sessões de 20 e 30 minutos feitos em praças publicas e clubes.

Durante este período entre 2004 e 2014 , Alem das aulas regulares de Yoga e Yoga do Riso para adultos no inico da noite e nas escolas que trabalha como professor de Yoga. Desenvolve o modulo sobre Yoga do Riso e Meditações dinâmicas que incorpora em seus cursos  de formação. Mauricio incentivava aos professores de Yoga que uma vez na semana oferecessem de forma gratuita o Yoga do Riso em seus espaços de Yoga e aulas. De forma a trabalhar a integração da turma e o desenvolvimento das habilidades sócio emocionais . E para os professores de Yoga Educativa que se utilizassem do Yoga do Riso como uma das ferramentas para as suas aulas.

Em 2014 teve contato com a professora portuguesa e Master Training Ana Banana em 2014 ajudando a tornar mais variado o seu repertorio de técnicas .No treinamento de 2014 aprendeu tambem apenas o conceito clássico da Laughter Yoga de Kataria , e em como montar os clubes da gargalhada em sessões de 20 a 30 minutos . Neste encontro Mauricio a pedido da professora Ana , apresentou sua técnica dando uma aula de  01 hora , aonde incluía as técnicas que desenvolveu com as danças circulares, técnicas de canto musica e vocalizações, técnicas de relaxação e exercícios respiratórios e de meditação da Yoga Educativa e do Mindfulness Educacional , aula assistida com muita atenção e curiosidade por todos os participantes . Desde Encontro recebeu a Certificação de Líder do Riso na metodologia pela Laughter Yoga International ( Yoga da Gargalhada Internacional ) .

Em 2018 Mauricio teve contato com Marcelo Pinto , que participou como aluno em um dos cursos de Yoga do Riso do Portal Yoga Educação em São Paulo. Marcelo que também era líder do Riso e que atua desde 2001 com a técnica no Brasil , somou seus esforços com Mauricio e André para o desenvolvimento de um movimento saudável no Brasil. Apartir do curso em São Paulo , Marcelo se motivou e foi a Índia no mesmo ano fazer suas certificação internacional como Professor certificado em Laughter Yoga , junto com Madam Kataria que o nomeou Embaixador do Riso no Brasil .

Em 2019 Mauricio conhece Javier Ruiz Gomes através de Marcelo Pinto , um Master Training na técnica de Kataria, que explica como funciona a atual Laughter Yoga University , o Yoga da Gargalhada e que desde 2014 é conhecida como Yoga do Riso nos países de língua latina. O Master Training percebe a seriedade e o trabalho de Mauricio e do Portal Yoga Educação e o convida para o treinamento de certificação como professor da técnica – Certified Laughter Yoga Teacher (CLYT). Durante o encontro Mauricio comenta que achou incrível como a técnica e a escola de Madam e Madhuri cresceram e se desenvolver e como ambas as técnicas agora se aproximam.

Javier comentou que todo o conceito da Laughter Yoga cresceu e aumentou em pesquisa , evoluindo do conceito classico desde 2014 / 2015 com as contribuições das idéias de diversos Master Training que atuam pelo mundo. As linhas de Mauricio e da Laughter Yoga agora compartilham de afinidades como as danças do riso , meditações do riso , relaxamento com vibrações entre outros conceitos. Durante o curso em Fevereiro de 2020 Javier bastante impressionado com a bagagem técnica e a didática que Mauricio desenvolveu com o Yoga do Riso para a área educacional e de saúde e o convida para dar cursos na Espanha. Em conversa com a Laughter Yoga , o próprio Madam Kataria ficou impressionado em como Mauricio trabalha com a técnica na escola , um dos focos principais atuais da universidade atualmente.

 

 

Entrevistas com Patricya Travassos no Programa Alternativa Saude GNT

Entrevista para o canal Bolsa de Mulher

Sobre o Yoga do Riso desenvolvido e aplicado por Mauricio

A Pratica de Yoga do Riso proposta por Mauricio é desenvolvida dentro das definições operacionais para a pratica física do Yoga e da proposta do Yoga Educativa e do Mindfulness Educacional e tem como objetivo final as pontes para a meditação , exercícios de concentração e técnicas de relaxação. Sempre com o intuito de levar o praticante ao autoconhecimento propostos pelo Yoga .

 

 

Nesta pratica divertida alem de elementos tradicionais como os asanas , pranayamas e relaxamento, entram as técnicas de canto e vocalizações , exercícios lúdicos e danças circulares apicados a um procedimento que permite aplicar o Yoga do Riso em aulas regulares inseridas dentro da grade curricular das escolas em que trabalha como professor de yoga, e em aulas para adultos e 3º Idade em centros de Yoga e Academias.

 

 

A metodologia, conceituação cientifica e estrutura didática apresentada nesta formação foi desenvolvida e executado por Mauricio nos últimos 30 anos é uma abordagem extremamente prática e pedagógica quanto à maneira de adaptar a execução das técnicas das meditações dinâmicas e do Yoga do Riso às realidades infanto-juvenil seja dentro do meio escolar e ou para adultos de todas as idades em espaços de Yoga , academias Industrias e empresas..

Materia o Riso é complexo e faz bem

O riso é complexo e faz bem , por Samaisa dos anjos

O riso pode alterar os mecanismos de estresse, estimular a criatividade, melhorar o sono, a relação consigo mesmo e com o outro. A velha frase continua atual: rir é o melhor remédio. Está esperando o quê?





 

O riso acelera o batimento cardíaco, produz hormônios que controlam o estresse, mexe com a musculatura abdominal e com o sistema respiratório. A gargalhada une, relaxa, melhora o momento e, se tiver permissão, expande o bom humor para o dia inteiro. Mais do que reação e atitude ligada à alegria, o riso possui efeito complexo na saúde. E, por isso, vem sendo mais estudado, e usado por meio de terapias. 

O professor de yoga e psicomotricista Maurício Salem trabalha há mais de 20 anos com abordagens que incluem o riso na vida das pessoas. Com enfoque atual na educação, ele explica que o riso possui “benefícios fantásticos”, como a melhora da autoestima e do bom humor, o auxílio na forma como lidamos com a dor, assim como a reação do sistema imunológico.



Adepto do yoga do riso (ver quadro), Maurício lembra que, ao darmos gargalhadas ou termos uma noite com o humor como companhia, o sono costuma ser melhor. Com as pessoas rindo menos e o mundo dispondo de uma enorme quantidade de informações, ele indica que o cérebro fica ansioso por novidade, agitando o corpo e afetando o sono.



“É importante limpar um pouco o terreno antes do sono. E o riso faz essa quebra”, comenta. Segundo ele, o riso ajuda na desconstrução da lógica, o que também acontece no estágio de sono profundo. O professor de yoga e psicomotricista indica gargalhadas antes de dormir ou no processo de passagem entre o local de trabalho e a casa, como forma de relaxar e desmontar o estado de alerta e estresse que a agitação cotidiana causa.



Maurício Salem explica que os impactos da gargalhada na saúde, seja ela espontânea ou induzida, são os mesmos, gerando serotonina e neuroinibidores, influenciando na sensação de prazer e relaxamento. “O riso pega aquele tapete empoeirado e bate. A gargalhada tem um poder que as pessoas não imaginam. Ela contagia e quanto mais gente, maior a catarse”, complementa Salem.



Segundo ele, é preciso também trabalhar o riso dentro do ambiente de trabalho, onde muitas vezes ele é considerado impróprio. Segundo Maurício Salem, o riso estimula a criatividade, o que é importante para o processo de criação e formação de ideias.



E, pensando no corpo e mente como unidade, o poder do riso perpassa os benefícios físicos. A psicóloga e doula Carolina Trinta explica que é preciso ter um olhar sistêmico sobre as pessoas, uma vez que o bem estar é consequência de um equilíbrio.



“Se o corpo está tranquilo, leve, sorridente; e o funcionamento sanguíneo e hormonal está saudável, a resposta emocional é positiva. E o inverso também é verdadeiro. Sorrir e ter bom humor como uma resposta espontânea de encarar a vida traz benefícios à saúde, pois é ao mesmo tempo causa e consequência de alegria”, comentou. (Samaisa dos Anjos) 

Em Breve outras antigas e novas materias sobre o tema

CONTATO

contato@yogadoriso.com.br / contato@yogaeduc.org / 55 21 981885787 WhatsApp & Telegram